Durante sessão extraordinária realizada no plenário da ALE-RR, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei que institui o Programa de vacinas contra o HPV (Human Papiloma Vírus). O Projeto é autorizativo e apresentado na Casa pela deputada Socorro Simões (PRB).
De acordo com a matéria, o Programa deve atender mulheres de nove a 26 anos de idade, com vacinação gratuita e critérios a serem adotados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
Segundo a deputada, o câncer que é causado pelo HPV, é responsável pela morte de milhares de mulheres ainda jovens, em idade fértil e produtiva. Além de deixar muitas crianças órfãs.
A vacina estimula a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo.
“Daí a importância da execução do Programa, visto que a saúde é um dos setores básicos da administração pública e requer atenção devida por parte do Poder Público”, disse.
Doença
HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Os HPV são vírus capazes de provocar lesões de pele ou mucosa. Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV. Eles são classificados em de baixo risco de câncer e de alto risco de câncer. Somente os de alto risco estão relacionados a tumores malignos.
Estudos no mundo comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Porém, a maioria das infecções é transitória, sendo combatida espontaneamente pelo sistema imune, principalmente entre as mulheres mais jovens.
Anticorpos