segunda-feira, 10 de maio de 2010

Projeto de Lei de autoria da Deputada Socorro Simões é aprovado na ALE-RR

Durante sessão extraordinária realizada no plenário da ALE-RR, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei que institui o Programa de vacinas contra o HPV (Human Papiloma Vírus). O Projeto é autorizativo e apresentado na Casa pela deputada Socorro Simões (PRB).

De acordo com a matéria, o Programa deve atender mulheres de nove a 26 anos de idade, com vacinação gratuita e critérios a serem adotados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Segundo a deputada, o câncer que é causado pelo HPV, é responsável pela morte de milhares de mulheres ainda jovens, em idade fértil e produtiva. Além de deixar muitas crianças órfãs.

A vacina estimula a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo.

“Daí a importância da execução do Programa, visto que a saúde é um dos setores básicos da administração pública e requer atenção devida por parte do Poder Público”, disse.

Doença

HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Os HPV são vírus capazes de provocar lesões de pele ou mucosa. Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV. Eles são classificados em de baixo risco de câncer e de alto risco de câncer. Somente os de alto risco estão relacionados a tumores malignos.

Estudos no mundo comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Porém, a maioria das infecções é transitória, sendo combatida espontaneamente pelo sistema imune, principalmente entre as mulheres mais jovens.

Anticorpos

Qualquer pessoa infectada com HPV desenvolve anticorpos (que poderão ser detectados no organismo), mas nem sempre estes são suficientemente competentes para eliminar os vírus. A transmissão é por contato direto com a pele infectada. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais, podendo causar lesões nos órgãos sexuais e colo do útero.